Step

Definição
Em inglês, significa degrau. É uma aula com exercícios aeróbicos contínuos e de baixo impacto, simulando o subir e descer de um degrau de escada, na plataforma individual de treinamento, trabalhando simultaneamente membros superiores e inferiores, melhorando o condicionamento cardiovascular, auxiliando na queima de gordura corporal e tonificando todo o corpo de forma intensa e motivante (Andrea Vidal, 1989 ).

Histórico
No final da década de 20, os bancos suecos passaram a ser utilizados em testes de esforço e aptidão, assim como em treinamentos, esportivos e específicos. Porém, somente na década de 80, especificamente em 1986, a professora americana Gin Miller, ao sofrer uma lesão que a afastaria definitivamente de suas aulas por recomendação de seu fisioterapeuta, começou a exercitar-se em um degrau ou banco de madeira, subindo e descendo, visando recuperar-se da lesão.
Gim constatou ser um excelente exercício. A partir daí, passou a adicionar movimentos para membros superiores e criar variações dos movimentos de perna.
Três anos depois, a idéia foi aperfeiçoada e estudada pela indústria Reebok e lançada no mercado. Atualmente, é considerada a grande estrela das academias do mundo todo, porque além de ser utilizado como eficiente treinamento cardiovascular, o step é um excelente acessório para incrementar e auxiliar aulas de localizada, circuito e alongamento.

Objetivos e benefícios
Fisiológicos:
Diminuição do percentual de gordura;
Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardiovascular;
Melhoria e aumento das capacidades físicas;
Melhoria e prevenção de problemas no sistema cardio-respiratório.

Motores:
Melhoria e aumento das habilidades motoras;
Prevenção de problemas e vícios posturais;
Aumento do domínio espacial;
Aumento da percepção e reflexo.

Sócio-afetivos:
Estimula a convivência em grupo;
Incrementa a relação professor-aluno;
Adquire novos valores sociais.

Psicológicos:
Aumento da auto-estima;
Combate o stress;
Adquire hábitos de higiene e saúde;
Benefícios no desempenho sexual;
Percepção do corpo.












Davi Vital da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário